04/07/08

Seguindo a conversa sobre post rock e o cinema

Na procura pela música do trailer apresentado no artigo anterior, surgiram referências à banda sonora de "Sunshine", banda sonora essa que já apareceu no trailer de "Blindness" também, e como era plausível que a ligação existisse, fui ver se encontrava. Infelizmente, devido a questões legais, "Sunshine" nunca teve direito a um lançamento oficial da sua score, mas pode-se ouvir pelo menos uma das músicas, a mais marcante de todo o filme, no glorioso youtube.



E o que tem isto a ver com post rock? Bastante! O compositor do que se ouve no vídeo acima apresentado é John Murphy, homem que viu o seu trabalho substituído em "28 Dias Depois" pela emblemática "East Hastings" de Godspeed You! Black Emperor na cena em que o protagonista caminha por Londres deserta, já que o realizador idealizou todo o filme baseado nessa faixa. Na sequela, "28 Semanas Depois", a colaboração com GY!BE não foi possível, e esse mesmo compositor teve que emular o estilo, criando então post rock adaptado a um filme.
Tudo isto para dizer que este homem é fantástico... A música por ele composta tem claras bases no estilo que, já o dei a entender, é o meu favorito. Melhor que ele, e ao mais não sei, só mesmo a junção de "Mogwai" com Clint Mansell para a produção de uma outra banda sonora digna de destaque "The Fountain".
No meio disto tudo, a música do trailer não parece ser esta, e ainda não encontrei a que procuro. No entanto foi uma pesquisa produtiva até agora.

Sem comentários: