09/09/08

Prometido é Devido

E como já lá vão uns dias que informei os leitores deste blog, acerca de um profundo desagrado com uma determinada companhia de telecomunicações, está na altura de dar a utilização deste espaço, para a qual foi ele feito. Gente recente ou apenas pouco perspicaz, pode ainda não saber que falo da TMN, operadora pela qual optei na altura de escolher um portátil pelo programa e-escolas. Pode-se também dizer que foi um erro da minha parte aderir a essa iniciativa, mas essa decisão está tomada, e portanto não há que me lamentar... Não tenho outro remédio senão aguentar-me com ela. A situação não seria tão grave como isso, se não houvesse um serviço precário e um atendimento deficiente na resolução de problemas com esse mesmo serviço.
A história começa assim que, como que uma criança feliz com o brinquedo novo, recebo o equipamento e vou experimentar tudo, verificar se não há nada que me faça devolver o pacote. Tudo funciona bem, e até consigo navegar na net móvel à primeira. Visto que o tráfego se limita a um gigabite por mês, a primeira coisa que tentei tratar foi de saber como consultar o relatório de tráfego. E a festa começa... O antendimento que parecia muito pronto a ajudar e explícito, deixou-me na necessidade de ligar para o apoio ao cliente três vezes, acabando por ficar apenas com um aviso via sms, quando estiver próximo de atingir o limite mensal, nunca tendo antes havido a informação de que não era possível ver um relatório constante. Depois deste assunto tratado, no meio da conversa fico a saber que tenho ainda que activar o serviço, para que a facturação comece a ser feita. Ouvir isto enquanto ja se tem a internet movel a funcionar, pareceu-me estranho, mas lá fornecí os meus dados, e pronto.
Após um mês de serviço impecável, diga-se, deixei de me conseguir conectar, e pensei que se tratasse do limite atingido, mas quando a factura chega a casa,e ainda não me consigo conectar, começa uma segunda parte de todo um drama. A linha do serviço e-escolas tenta resolver o problema colocando questões redundantes, acabando por me redireccionar para uma linha de apoio técnico. Nessa linha, é-me dado todo um conjunto de indicações e possíveis soluções que não resolvem a questão, sendo no fim de tudo aconselhado a pedir uma segunda via do cartão. Dirigi-me a várias lojas, das quais uma me fez a segunda via, que não funcionava também, e me foi cobrada na mensalidade, e uma final me indicou ser necessário pedir por uma loja oficial, e como dessas só em Lisboa ou Porto, liguei de novo para saber se não havia hipótese de tratar disto pelo correio, quando por fim me dizem que há uma loja por perto de apoio técnico que pode tratar da placa e da segunda via. Confusão, não é? pois nesta loja finalmente há progressos, e dizem-me que basta levar os dados e que me fazem uma segunda via directamente e sem custos (neste caso uma terceira via), mas quando lá cheguei com o que me pediram, tiveram "uns problemas", foi-me indicado que o serviço central não estava a funcionar, mas que muito brevemente iria receber em casa o cartão novo, já activado e pronto a funcionar. Ora, o mais caricato nisto tudo, é que me fizeram um upgrade ao firmware da placa, e quando cheguei a casa, ainda com o cartão alegadamente estragado, tentei uma vez mais conectar-me e funcionou, tendo chegado entretanto mais um cartão, que mais uma vez me foi cobrado na factura do respectivo mês... Felizmente, um telefonema tratou da dedução do valor dos dois cartões na próxima factura, mas sinceramente, passaram-se cerca de cinco meses desde que recebi o material todo, dos quais apenas em três a placa funcionou, e como o contracto assim o dita, tive que pagar os dois meses sem serviço.
Tudo tem estado bem desde então, e espero que assim se mantenha, porque se os problemas são graves, tratar deles com esta gente é impossível. Podia dizer que fiz parte de um caso infeliz, mas o mais triste é mesmo ver que tem sido assim pelo país todo...

Sem comentários: