21/10/08

A Arte de Roubar

Lá pelas outras cavernas que frequento, numa portuguesa, surgiu um individuo a apresentar um making of de uma produção nacional que me passou completamente ao lado.

"O esforço dos últimos meses foi a conclusão de dezenas de efeitos (que acabaram por ser mais de uma centena!) para um filme Português, "Arte de Roubar", de Leonel Vieira.

Começaram por se planear uns 30 ou 40 planos, o realizador entusiasmou-se e acabou sendo à volta de 70... e depois do visionamento da edição final, entre coisas que era preciso corrigir até coisas que se lembraram... enfim, acabou nos 118 planos que implicavam algum tipo de manipulação digital, desde correcção de sombras e retirar reflexos da equipa que apareciam nalguns lados, passando por aumento de poeira, pó e fumos, substituição de céus, passagem de dia para noite, multiplicação de pessoas, muita composição na parte da tourada, etc Além disso foram acrescentados todos os tiros das armas e respectiva simulação de iluminação (o que implicava muzzle flash, faíscas e fumo posterior ao disparo para além da iluminação na altura do próprio disparo) e impactos dos tiros, tanto nas paredes como no corpo dos visados."
Creio que nem é preciso dizer mais nada... Trailer:



Será que é desta que um filme português se safa com uma audiência alargada, que não seja por actrizes jeitosas e semi-nuas?!

1 comentário:

donnaganaipa disse...

Que bom saber que o Ivo Canelas vai participar noutro filme. E este tem tudo p'ra dar certo! :)