06/04/09

Não é nenhum WALL.E...

Mas...

Algum tempo depois da entrega das estatuetas, tenho a colecção de nomeados a melhor filme de animação, vista. Como comentei na altura em que a lista foi lançada, nem Kung Fu Panda nem Bolt me pareciam capazes de subir ao palco perante o rival WALL.E, e desculpem-me mas é inevitável comparar os produtos desta categoria lançados desde então, com o que é, na minha opinião, o melhor desde Lion King.
Ainda assim, o cão-actor consegue mandar uns pulinhos em direcção ao compactador de lixo. Longe de ser um grande clássico da animação contemporânea, Bolt junta boa execução técnica com uma aventura suficientemente cativante.
Bolt é um cão de Holliwood que acredita no imaginário da série onde é estrela. Oculto o mundo real, num twist onde a dona é raptada pelo mau da fita e consequentemente privada de estar com o cão após as filmagens, o herói canino sente-se na obrigação de a ir salvar, e original do enredo fica por aqui. É algo realmente diferente e bem executado, mas a partir de aqui tudo se torna medianamente interessante com as etapas todas de um filme de aventura presentes. Amigos criados, revelações, decisões, valores e um final feliz estão lá, o que apesar de previsível não é necessariamente dispensável. No geral Bolt transmite uma sensação satisfatória, com personagens divertidos de se acompanhar e longe de se rotularem como dispensáveis.
Visualmente, demonstra extractos quase foto-realistas combinados com modelos e animação estilizados e expressivos. No entanto e infelizmente, há aspectos que se soltaram não pelo melhor, como iluminação estranha em alguns planos, modelos humanos demasiado semelhantes a outros filmes da Walt Disney, e a combinação de cenários tridimensionais compostos com paletes de pintura digital, que pode ter sido uma opção feita com a redução de tempo de produção em mente, mas que não passa despercebido.
Resumidamente, Bolt é um típico filme para agradar a criançada e os adultos que as acompanham. Apesar de se misturar com tantos outros no mesmo pote de acção, humor e aventura, não deixa de ser um bom exemplar com alguns detalhes que ficaram por limar, mas que podem ser perfeitamente deixados de lado perante o olhar casual.

Sem comentários: