12/03/10

Combo - Hvass&Hannibal e os Efterklang

De todos os tropeções que dou em certas coisas que acabam neste blog, poucas combinam tanto e tão bom num só.
Os Efterklang são uma banda dinamarquesa que me veio mostrar a fanfarra que esperava ouvir desde Arcade Fire, e um pouco mais. O estilo pode-se comparar, efectivamente, aos canadianos e até a Fanfarlo, outra banda com forte componente Folk, mas uma breve espreitadela no Myspace de Efterklang mostra tons de, e a maneira mais fácil de classificar é mesmo esta, Grizzly Bear, o que não é coincidência visto que partilham uma espécie de editora privada, a Rumraket.
É muito, muito bom (ou "eu gosto bastante", não vá intervir o quão discutível é qualificar como bom ou mau este tipo de coisa). Diversidade de instrumentos e arranjos complexos fluem com naturalidade, e exemplos como a "Cutting Ice to Snow" mostram o poder em levar o som melodramático a um feel good beat, no decorrer da mesma faixa, ou a "Falling Horses" que se estende por sete minutos em algo como é difícil encontrar em qualquer outra banda. No entanto, a jogar pelo seguro, deixo a que me prendeu na tentativa de fazer o mesmo a quem por aqui passe:


Funciona, e os Efterklang apesar de revelarem um visual quase gasto do que é a definição de indie na sua apresentação em fotografia, revelam-se uns intelectuais no grafismo em alguns dos seus álbuns. Hvass&Hannibal é o nome da entidade que arquitectou alguns desses exemplos, e são memoráveis. Tenha-se como exemplo a capa do "Magic Chairs", álbum deste ano:


O site de Hvass&Hannibal um lugar que combina a diversidade e qualidade, uma marca saliente no mundo gráfico. Paragem obrigatória.

Trata-se portanto de um combo de música e grafismo memorável que dificilmente vou voltar a encontrar. A música de Efterklang vai demorar o seu tempo a ser dissertada e os senhores Nan Na Hvass & Sofie Hannibal serão daqui em diante fontes de inspiração. Um obrigado a quem me introduziu à banda.

Sem comentários: