23/05/08

Indiana Jones

Tive o prazer de assistir ontem à quarta aventura do senhor professor de história e arqueólogo, e apesar de já lhe pesar a idade, posso afirmar que ainda está para as curvas
"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" é um filme cuidado até ao último detalhe, não deixando que este se torne um renascer falhado. O que tinha já notado nos trailers, era a semelhança com a qualidade de imagem dos anos 80, e vendo o filme consegue-se observar mais que um ligeiro grão e tons próprios. Tudo foi "regredido", mantendo a qualidade de um filme de hoje em dia, dando assim um feeling fantástico de regresso aos tempos da trilogia.
O enredo é adequado, e os momentos humorísticos não só estão presentes, como fazem um papel importante, juntamente com os momentos de acção, perseguições e lutas, que caracterizam uma aventura de Indy. O elemento gráfico é ao nível da ILM, e só isso deixa metade dito. Os efeitos visuais estão fenomenais, não roubando protagonismo, fazendo parte integrante de uma peça cuidadosamente orquestrada e brilhantemente executada.
Podia elogiar o filme todo em linhas e linhas de texto mas, este filme mais que qualquer um, merece ser visto e não lido.
Diz-se por aí que haverá continuação. De espantar era se não me opusesse a isso, mas a verdade é que tudo em exagero começa a perder a piada, e Indiana Jones fez um regresso em grande para o quarto filme, daqui em diante será abusar dos lucros, olhar para clássicos como máquinas de dinheiro, e consequente perca de qualidade. Mas aguarde-se confirmação e prosseguimento da coisa.

Sem comentários: