06/06/08

The Assassination of Jesse James

Estava a pensar em como descrever este tipo de filmes quando me lembrei da seguinte comparação: Quanto maior for a subida para o ponto de largada, mais proveito se tira do mergulho.
Este conceito de tornar biografias e "histórias de pessoas" em filmes compridos e maioritariamente lentos, torna toda a experiência em algo mais, não apenas porque deixa de ser um filme casual, mas também porque com o tempo em que se entra em contacto com as personagens intervenientes, o que se sucede com as mesmas tem impacto acrescido.
O título completo é "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford", e gostei em especial destas duas horas e meia de um western não convencional, pela diferença que marca relativamente a outros contos de final feliz. Descrever, mesmo que de forma sucinta, o enredo deste filme é desnecessário, na medida em que a piada do mesmo está em tomar conta das ocorrências à medida em que estas vão surgindo. De qualquer maneira não me posso conter no que toca a concordar com o que é uma lição bem ensinada. Robert Ford acreditava ser destinado a grandes feitos, e cego por essa obsessão acaba por cometer erros enormes e a viver uma curta vida de arrependimento, e com isto é a primeira vez que vejo tão bem ilustrada a situação em que acções guiadas pela fé e motivação extraordinária, não levam sempre ao fim que se deseja.
Tecnicamente há um ou dois pontos em que o filme não apresenta grandes cuidados, mas podem ser perfeitamente ignorados visto a pouca importância que estes tem numa história fantástica.
Sem dúvida que é algo a ser visto em dias de paciência, e penso que num grupo de dez pessoas que tenham visto "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford", dez opiniões diferentes surgirão acerca dos actos de Robert Ford sobre o seu herói de infância Jesse James, motivado pelo que achava correcto e algo mais, e isso é o que o torna no bom filme que é.

Sem comentários: