17/06/08

Boa Sorte!

Uma semana de nervos, ou não, para a população estudantil que pretende terminar o secundário, juntamente ainda com os que, no ensino superior, também andam azafamados com os seus estudos e provas finais.
Hoje foi dia de exame da língua portuguesa, e felizmente eu essa já a tenho posta de lado para não pensar mais nela, mas na noite prévia lembrei-me de desejar boa sorte a alguns colegas, ou mesmo desejar que partissem uma perna aos mais supersticiosos. Uma piadinha aqui, algo mais formal acolá, alegorias a conteúdos da matéria, etc... Tudo se arranja, mas a verdade é que não é tão fácil como isso, e no processo de idealizar uma boa sms que servisse ao maior número de pessoas, pensei nas mensagens de natal, ano novo, pascoa e por aí fora, que há bastantes já idealizadas de forma a só se alterar o nome, ou até que nem isso seja preciso. A minha questão é: Para épocas em que as pessoas se sentem bem por si só, há meios para se felicitar os outros com fartura, agora numa altura em que milhares por todo o país podem nem dormir, só a pensar numa prova que lhes pode decidir o futuro (pelo menos por mais um ano lectivo), não há nada...?
A verdade é mesmo essa... Entende-se que os exames nacionais não tenham aquela mística, que envolve as pessoas e as inspira a escrever coisas bonitas, mas fazer uma recolha de possíveis mensagens escritas que se pudessem enviar por estes dias, era algo atencioso para com quem se encontra a fazer as provas. Podia-se até fazer algo dedicado a cada disciplina, a alunas ou alunos, tipos de alunos, consoante as suas médias... tanta coisa... Eu era um homem feliz se na quarta feira que se aproxima, recebesse uma mensagem no meu telemóvel do tipo:

"Era lindo o triângulo, o cateto esquerdo traçado a direito por um lápis fino e negro, unindo-se no topo ao cateto direito em que se percebia um movimento firme e rápido no sentido descendente, inequivocamente proveniente de um Caran d'Ache Nr.3. Abaixo, os dois bem alicerçados numa sólida e longílinea hipotenusa, formando dois opostos ângulos de 45 graus cada um."

De: "Arcebispo de Cantuária - Blog de Piadas Secas"

Sem comentários: