13/07/08

O Castelo Andante

Tirando umas horinhas de Domingo, decidi ver "Howl's Moving Castle", um filme de animação do mesmo senhor que fez o "Spirited Away", que para quem não sabe, tratam-se de filmes de animação japonesa, mas não no típico estilo anime.
Para quem, como eu, viu e adorou "Spirited Away", um outro lançamento de Hayao Miyazaki tinha a difícil tarefa de manter a qualidade, e é ainda meio abalado da experiência que informo do sucesso em supera-la. Não há muito a dizer, é uma experiência tocante, quase perfeita a nível técnico tanto gráfica como musicalmente, repleta de detalhes em toda a grande metáfora que se transmite. Tive a felicidade de ver a versão japonesa, não que as traduções tanto inglesas como portuguesas fossem más, mas assim tive a certeza que apreendia a mensagem como o criador a quis transmitir.
A única coisa que tenho a apontar negativamente no que toca ao "Howl's Moving Castle" é o que em grande parte dos filmes é delicado, e pode fazer muita gente formular uma opinião precipitada. Falo dos tão debatidos finais, e neste caso resumiram-se acontecimentos, na minha opinião, demasiado importantes em alguns minutos, dando a impressão de um final súbito. Mas nunca isto irá estragar tudo o resto, sendo até algo que se pode ignorar facilmente, não tendo tanto impacto assim no enredo geral.
Depois disto, o nome "Ponyo on the Cliff by The Sea" alguma antecipação, sendo este o título do próximo lançamento de Hayao Miyasaki, agendado para este ano, mesmo que as imagens lançadas do futuro filme animado deixem muito a desejar.

2 comentários:

Anónimo disse...

ja vi aquela versão qui d´a na rtp2 !! é giro =)

leonor disse...

Hayao Miyazaki e o maior. adoro todos os filmes dele (L)