06/07/08

Realmente, mais valia ter ficado no baú

Perdoem-me todos os que levaram os seus filhos ao cinema para ver "As Crónicas de Spiderwick", ou que, como eu, pensaram que este poderia ser um caso de um filme para crianças que servisse para passar um bom bocado, independentemente da idade. Perdoem-me porque este filme apesar de alguns aspectos que merecem uma boa apreciação, não me consegue convencer a fazer uma "boa" crítica acerca dele.
Não pegando em demasiados detalhes, diga-se que desde início tive a sensação que afinal não se tratava de algo tão complexo quanto isso, e confirmou-se mais tarde quando o enredo foi interrompido constantemente pelas desnecessárias desavenças familiares dos personagens. O único termo que encontro para classificar certos momentos é "cheesy"... Mesmo que dedicado a crianças não vejo mesmo o que o segundo plano da história tenha contribuído para este filme, senão para o estragar. Mesmo que assim seja o livro, os actores parecem ter sido os principais culpados dos momentos pouco naturais e cortadores de um clima, que só por si já era leve. Como já afirmei, tem os seus momentos de brilho, e tudo se deve aos suspeitos do costume. A ILM mais uma vez entrega efeitos visuais bonitos e polidos, ajudando a estabelecer um certo nível ao conjunto geral. Existe também, no fim de contas, um bom imaginário e uma história que para crianças me parece equilibradamente simples, infelizmente transposta de uma maneira pouco agradável para filme.
Parece um pouco contraditório ter defendido "10.000 BC" há uns tempos, e vir agora falar mal de "As Crónicas de Spiderwick", poderá ter sido das expectativas, valores de produção, etc... mas a verdade é que tendo ambos as suas oscilações, no fim da hora e meia que compõe o último, não me senti mesmo nada satisfeito.

Sem comentários: