24/02/09

The Ascent Of Everest

Não sei a quantos é familiar o nome "A Silver Mt. Zion", mas é natural que não seja a muitos. Estando dentro da onda do post rock, ou mesmo para quem está a ganhar interesse na coisa, este é o nome de uma das primeiras bandas que surgirá na procura de material experimental dentro do género, pela sua ligação com "Godspeed You! Black Emperor". Não obstante a voz insegura e bem capaz de irritar ouvidos menos tolerantes, as faixas de longa duração que combinam orquestrações de violinos com piano, guitarras e bateria em composições negras e deprimentes (no sentido valorativo da coisa), são intrigantes, no mínimo.
Posto isto, e já tendo mencionado que a voz eleita quando presente não é a mais fácil, existe uma outra banda que consegue em tudo ter uma qualidade semelhante, limando algumas arestas que a primeira pode deixar ao desagrado de alguns.


"The Ascent Of Everest", na falta de divulgação que outros nomes como "Mogwai", "Explosions In The Sky" ou mesmo "Sigur Rós" têm, não facilita a procura por exemplos a apresentar, mas é também um factor que juntamente com a aura de underground favorece o género, e lhe dá um toque tão único.
Não é de fácil audição, mas para quem se entrega a gostar, os crescendos, narrações e experimentalismo que envolvem cada música, são gratificantes.

Sem comentários: