15/04/09

Ólafur Arnalds

Perante recentes experiências com "Helios" e "The Ascent of Everest", quis fazer crescer a pasta de ambient e post rock, cada género por si só ou combinados. Uma das descobertas caricatas é Ólafur Arnalds, músico Islandês que produz o que se pode chamar de "música clássica facilitada".
Ouvindo "Eulogy for Evolution" ou o EP "Variations of Static" de 2007 e 2008 respectivamente, quase que se podem confundir com bandas sonoras originais compostas para filmes, diferenciando-se apenas na construção linear que torna as faixas tão agradáveis de se ouvir e fáceis de interiorizar.
Tendo em consideração o género, é de louvar o quão difundido Ólafur Arnalds se encontra, e não é por acaso. O artista é jovem e como tal tem uma visão privilegiada de como funciona o mundo onde opera. Exemplo disso, além da presença em sítios comunitários como MySpace, Facebook e Tweeter, é a iniciativa "Found Songs" onde Ólafur se propõe a lançar uma faixa a cada dia, disponibilizando-a imediatamente para download.

"The songs will be different from what's on my albums, they will be short, mostly just made up from piano. Something to keep me going. Feel free to send me hatemail if I miss out a day!"

Pessoalmente, o neo-clássico precisa de dias e estados de espírito específicos para fluir no fundo de uma forma agradável, mas este caso é bastante acessível e merece destaque pela abordagem refrescante do seu trabalho.
Deixo o exemplo, como de costume:



Em nota final, deixo a ideia de que me sinto apenas a arranhar a superfície no que toca ao trabalho de Ólafur. Mais um tempinho de investigação e parece-me que não saio de ouvidos vazios.

Sem comentários: