27/06/09

Amália

Tem sido uma boa viagem pelos rolos de fita portuguesa... "A Arte De Roubar" introduziu-me aos valores de produção, "Alice" destaca actores portugueses capazes de se comportar naturalmente em frente a uma câmara, e "Amália, O Filme" combina isto com tudo o resto que o cinema português tem vindo a recolher por experiência, e melhor ainda: Arrisca, mostra, compele e brilha. Uma jóia que, apesar de imperfeita, marcou.
É agora com algum arrependimento (e valham os filmes para me despertar curiosidade) que admito o pouco conhecimento, como tal não posso contrapor realidade com ficção, mas posso afirmar que o transposto me move até certo ponto. Amália é-nos apresentada como uma mulher do povo que ascende sem esquecer o que a move, o que acredita e o que quer, sofrendo de uma certa instabilidade toda a sua vida, mas cooperando com isso e o seu talento para se manter de pé. O jeito biográfico da película deixa mais a apreciar se for vista à descoberta, daí não haver muito mais a dizer, senão que é longe de monótono, e vale a pena mergulhar na visão d'A fadista.
A execução tem um grande papel em "Amália". Mostra acima de tudo cuidado e atenção ao detalhe, considerando que em instâncias de cinema nacional, entendo "detalhe" a traduzir coisas como tratamento de imagem, som, filmagem, e tudo mais que vá além de um bom argumento transposto em jeito de novela das sete. E aí brilha, sem dúvida. A fotografia consegue criar a sensação de nostalgia nos primeiros minutos, o tratamento de cor combinado com planos arrojados de um retrato fiel do passado português, repleto de acessórios e guarda roupa cuidados, regalam os olhos. Escusado será dizer que a banda sonora faz jus à artista quer nos temas originais, quer nas composições orquestrais de Nuno Malo. Mas infelizmente nem tudo está a topo. Fiquei com a sensação, em alguns diálogos, que os mesmos foram regravados em estúdio, existe sempre o espinho da rosa dedicado aos actores que interpretam papeis de língua estrangeira, e existem algumas escolhas na edição que cortam um pouco o andamento, especialmente no primeiro quarto de filme, que me pareceu ser alvo de recorte algo excessivo. Ainda assim, olhando para o panorama geral, "Amália, O Filme" consegue-me levar a dizer que pode ser o expoente do cinema português. Desde o cuidado manter a época em contexto , à saudável teimosia em manter filmes nacionais com a nossa assinatura, vejo esta película como exemplo a seguir. Bravo!

Sem comentários: