30/06/10

"A" Resposta - Coalition of the Willing

"The film offers a response to the major problem of our time: how to galvanize and enlist the global publics in the fight against global warming. This optimistic and principled film explores how we could use new Internet technologies to leverage the powers of activists, experts, and ordinary citizens in collaborative ventures to combat climate change. Through analyses of swarm activity and social revolution, 'Coalition of the Willing' makes a compelling case for the new online activism and explains how to hand the fight against global warming to the people."

É frequente vir descarregar tão depressa quanto posso a nova banda, filme, anuncio, álbum, artista, etc. que encontro e me agrada, aqui, e em alguns casos acompanhados da exaltação momentânea que só dissipa ou se mostra justificável com algum tempo. O resultado não é condenável, não deixam de ser instâncias e registos a partilhar do que me agrada, mas la veio o caso em que aparece uma pérola tão completa que a resposta não pôde ser tão imediata.
Tomei conhecimento de "Coalition of the Willing" por mero acaso, um thumb apelativo no vimeo, mas trata-se então do projecto colaborativo que explica desta forma tão agradável o plano capaz de resolver, segundo os autores, o problema do aquecimento global.

Fiquei entusiasmado com a coisa. Ultrapassada a admiração primaria pelo visual e aprumo técnico do filme, o que se dedica a veicular revela-se tão óbvio, capaz e fundamentado que mesmo conduzido com algum cepticismo é difícil de encontrar contrapartidas.

Não caindo na redundância de defender o que já se impõe tão seguro, resuma-se a mensagem na seguinte pergunta: "Se é possível juntar milhares e conseguir uma enciclopédia gratuita e de média-alta fidelidade, porque não fazê-lo para influenciar os campos que, esses mesmos milhares e mais alguns consideram mal geridos?"
"Coalition of the Willing" é um plano sólido, que pode ser visto de duas maneiras: Ou o objectivo é resolver "o aquecimento global" através da plataforma proposta, ou tem-se como fim criar a plataforma, vendendo a ideia com um problema actual pertinente. Gosto de acreditar na última, porque sejamos francos, é bem mais out-of-the-box que a primeira.

O poder de uma comunidade motivada é tangível, e se os parágrafos não o ditam, a coisa mexeu comigo. A questão que se coloca agora debate-se com o desenvolvimento efectivo da iniciativa. Além do Twitter e Facebook, onde é que uma audiência aprovadora se envolve?

Sem comentários: