14/06/09

"Gomorra"

Comparei este filme italiano com "Cidade de Deus" quando vi o trailer, e realmente há semelhanças, mas infelizmente soube a pouco e certamente não foi pela duração.
Mais que entreter, "Gomorra" acaba por tentar consciencializar. A realidade nada agradável italiana nos "bairros de lata" lá do sítio apresenta-se como o cenário ideal para histórias entre gangs, droga e famílias que tentam sobreviver pelo meio. Infelizmente, e apesar de ser um conjunto deprimente e preocupante, ata-se tudo muito mal, ou nem se chega a atar. Contam-se umas quatro ou cinco histórias diferentes que no fim acabam por não ter qualquer ligação, e em casos particulares nem existe aquele desfecho "satisfatório" que conclui e ajuda a assentar os factos. Mais crucial é a montagem do filme, que começa com assassinatos brutais sem explicação aparente e, ou muito pouco percebi de "Gomorra", ou não ajudaram em nada durante a película toda, senão para introduzir o tom dramático e chocante, que perde efeito pelo polimento deficiente que tudo levou.
Não que queira transmitir demasiado negativismo, "Gomorra" não deixa de ser importante para quem gosta do drama com um toque de realidade, mostrado em forma de documentário, mas fica muito aquém do que poderia ter sido.

Sem comentários: